quarta-feira, 1 de julho de 2009

Será em 2009 o fim do autocarro?

Bem, de acordo com a imprensa será mesmo... e já a partir de 15 de Setembro, o que vai impedir mais um arraial de S.Martinho em plena ponte D. Amélia ;)

A ver vamos.

Nem sei se é bom se é mau... (estou com um pressentimento que é para começar a ir pagar mais pelo passe) mas podem ler as noticias abaixo - se não o fizeram já - e tirar as vossas conclusões:

CARTAXO VAI TER TRANSPORTE FERROVIÁRIO DE PASSAGEIROS NO SETIL JÁ A PARTIR DE SETEMBRO

Munícipes poderão apanhar comboios regionais nas horas de ponta na estação do Setil e chegar, de forma rápida e cómoda, a Lisboa, a Coruche e a Salvaterra de Magos.

A partir de Setembro, os habitantes do concelho do Cartaxo vão poder apanhar o comboio na estação do Setil e chegar em menos de uma hora a Lisboa. Esta ligação ferroviária foi conquistada pelas Câmaras Municipais do Cartaxo, Coruche e Salvaterra de Magos, numa última reunião, realizada no dia 19 de Junho, com a Secretaria de Estado dos Transportes, a REFER e a CP.

Paulo Caldas, presidente da Câmara do Cartaxo, informou na última reunião de Câmara, a 24 de Junho, que haverá cinco comboios regionais, em horas de ponta (manhã, almoço e fim da tarde), a fazer o trajecto Coruche – Lisboa, com paragem em Marinhais, Setil e outras estações principais.

Esta ligação ferroviária vai fazer do Setil uma estação privilegiada para quem optar pelo comboio nas suas viagens, evitando a necessidade de uma deslocação mais distante ou com menos alternativas às estações de Santana/Cartaxo ou Azambuja.

Paulo Caldas afirmou que “há uma grande vantagem de os comboios serem regionais, porque assim os cartaxeiros podem apanhar o comboio no Setil e, de forma rápida e célere, chegarem, comodamente, a Lisboa e também a Coruche”.

O bilhete individual para quem apanhe o comboio na estação do Setil será de 1,50? e o passe mensal de cerca de 70?.

Para valorizar o acesso à estação do Setil, a Câmara Municipal do Cartaxo vai avançar já no mês de Agosto, com a beneficiação da estrada que liga a cidade do Cartaxo ao Setil – principal nó de ligação ferroviário da Linha do Norte. A intervenção nesta via estruturante vai ultrapassar os 900 mil euros.

O município vai igualmente criar mais espaço e melhores condições de estacionamento junto à estação, para que quem usufrua do comboio possa deixar o seu veículo em segurança, assim como estender o TUC – Transporte Urbano do Cartaxo, até ao Setil.

Esta nova dinâmica de mobilidade ferroviária, para além de satisfazer uma ambição de décadas é também “um passo em frente para a ligação futura do nó ferroviário do Setil ao Novo Aeroporto Internacional de Lisboa”, afirmou Paulo Caldas, acrescentando que “com esta futura realidade, o Setil desempenhará um papel fundamental na rede de acessibilidades e mobilidade territorial, a nível regional e nacional”.
Comboio vai ser alternativa para moradores do concelho do Cartaxo

As localidades do Cartaxo, Coruche e Salvaterra de Magos vão ficar dotadas, a partir de Setembro, de uma ligação ferroviária a Lisboa, com a reactivação do trajecto Coruche-Lisboa-Coruche.

Depois do presidente da câmara de Coruche ter avançado com a novidade em entrevista a O MIRANTE, o assunto foi abordado na última reunião do executivo autárquico do Cartaxo, tendo sido revelado que a circulação dos cinco comboios regionais, nos dias úteis, far-se-á entre Coruche e a estação do Setil, no concelho do Cartaxo, com ligação a Santa Apolónia, em Lisboa.

O novo trajecto ferroviário resulta de uma parceria entre a REFER e os municípios do Cartaxo, Coruche e Salvaterra de Magos.

A economia de tempo é o factor mais sublinhado, pois o novo trajecto permite que os passageiros do Cartaxo, em vez de se deslocarem à Azambuja, a cerca de 14 quilómetros, poderão apanhar o comboio directo para Lisboa na Estação do Setil.

O horário dos comboios incidirá nas "horas de ponta", de manhã e ao fim do dia, com a viagem entre o Setil e Lisboa a demorar 46 minutos.

Entretanto, no Cartaxo, está a ser preparado o alargamento da linha do Transporte Urbano (TUC) local, com a criação de um novo trajecto que ligará a cidade à estação ferroviária.

Trajecto Coruche-Lisboa-Coruche reactivado em Setembro

As localidades do Cartaxo, Coruche e Salvaterra de Magos vão ficar dotadas, a partir de Setembro, de uma ligação ferroviária a Lisboa, com a reactivação do trajecto Coruche-Lisboa-Coruche, informou a Câmara Municipal do Cartaxo.

O assunto foi abordado na última reunião do executivo autárquico, esta semana, tendo sido revelado que a circulação dos cinco comboios regionais, nos dias úteis, far-se-á entre Coruche e a estação do Setil, no concelho do Cartaxo, com ligação a Santa Apolónia, em Lisboa.

O novo trajecto ferroviário resulta de uma parceria entre a REFER e os municípios do Cartaxo, Coruche e Salvaterra de Magos.

A economia de tempo é o factor mais sublinhado, pois o novo trajecto permite que os passageiros do Cartaxo, em vez de se deslocarem à Azambuja, a cerca de 14 quilómetros, poderão apanhar o comboio directo para Lisboa na Estação do Setil.

O horário dos comboios incidirá nas «horas de ponta», de manhã e ao fim do dia, com a viagem entre o Setil e Lisboa a demorar 46 minutos.

Entretanto, no Cartaxo, está a ser preparado o alargamento da linha do Transporte Urbano (TUC) local, com a criação de um novo trajecto que ligará a cidade à estação ferroviária.

  • Público, 26 Junho

As localidades do Cartaxo, Coruche e Salvaterra de Magos vão ficar dotadas, a partir de Setembro, de uma ligação ferroviária a Lisboa, com a reactivação do trajecto Coruche-Lisboa-Coruche, informou a Câmara Municipal do Cartaxo, citada pela Lusa.

O assunto foi abordado na última reunião do executivo autárquico, esta semana, tendo sido revelado que a circulação dos cinco comboios regionais, nos dias úteis, far-se-á entre Coruche e a estação do Setil, no concelho do Cartaxo, com ligação a Santa Apolónia, em Lisboa. O novo trajecto ferroviário resulta de uma parceria entre a Refer e os municípios do Cartaxo, Coruche e Salvaterra.

A economia de tempo é o factor mais sublinhado, pois o novo trajecto permite que os passageiros do Cartaxo, em vez de se deslocarem à Azambuja, a cerca de 14 km, poderão seguir para Lisboa na estação do Setil. O horário dos comboios incidirá nas "horas de ponta", de manhã e ao fim do dia, com a viagem entre o Setil e Lisboa a demorar 46 minutos.

"Comboio de passageiros vai ligar Coruche ao Oriente em 55 minutos”

"A ideia que avançou da possibilidade de haver uma ligação ferroviária de Coruche a Lisboa como está?

Há novidades agradáveis. Temos informação que a proposta que apresentámos há quatro anos foi bem acolhida e brevemente vai ser possível avançar com uma linha de transporte de passageiros entre Coruche e Lisboa, directamente para a Gare do Oriente numa viagem de 55 minutos com todo o conforto e comodidade. Há centenas de pessoas que todos os dias se deslocam de carro ou autocarro a partir do nosso concelho para Lisboa e vice-versa. Este transporte vai ser muito útil também para os concelhos de Salvaterra de Magos e Cartaxo. O sonho pode ser concretizado e será mais um factor de competitividade para Coruche com mais qualidade de vida para as pessoas."
Reactivação dos comboios de passageiros para Coruche obriga a transbordos no Setil

Congestionamento da Linha do Norte não permite ligações directas entre Coruche e Lisboa. Havia uma alternativa, mas não foi estudada pela CP

Os comboios de passageiros vão regressar à velha estação de Coruche, que fica a dois quilómetros da vila, mas os seus habitantes não terão ligações directas a Lisboa porque a Refer e a CP não conseguem meter mais comboios na linha do Norte devido ao seu congestionamento na zona suburbana da capital.

A solução encontrada passa pela existência de um vaivém entre Coruche e Setil que dará, nesta estação, ligação ao serviço da CP Regional para Lisboa. Desta forma os passageiros vindos de Coruche, Marinhais e Muge passarão a ter serviços diários para o Setil, onde apanharão os regionais de Tomar e do Entroncamento com destino a Oriente e Santa Apolónia.

Esta não era a pretensão do presidente da Câmara de Coruche, Dionísio Mendes (PS), que há anos defende a circulação de comboios directos entre o seu concelho e Lisboa, estando, em conjunto com os seus colegas de Salvaterra e Cartaxo, disponível para assinar um protocolo com a CP em que as autarquias comparticipam nos custos de exploração do serviço.
Trata-se de uma experiência inédita em Portugal, em que as autarquias assumem participar nos prejuízos da CP, em troca de um benefício para a comunidade que é o aumento da mobilidade. Mas neste caso a experiência pode não se revelar um sucesso por o transbordo no Setil vir a ter um efeito dissuasor na procura.

A impossibilidade de realizar serviços directos para Lisboa evidencia mais uma vez a necessidade de modernização da Linha do Norte, cujas obras foram mandadas travar por este Governo, tendo em conta que o TGV iria ligar Lisboa ao Porto.

O troço Lisboa-Azambuja é um dos mais congestionados da Linha do Norte porque, além dos suburbanos, também aí circulam os comboios de longo curso, regionais e de mercadorias. "Meter ali os comboios de Coruche para Lisboa iria mexer com os outros horários e a linha não tem capacidade para mais, sob pena de afectar toda a circulação e provocar atrasos", disse ao PÚBLICO uma fonte da CP.

Na semana passada a Câmara de Coruche anunciou que até 15 de Setembro iria ser reactivada a circulação de comboios para Lisboa com 10 circulações diárias. Segundo o jornal Mirante (na sua edição online de 23/6/09), o tempo de viagem será de 75 minutos e o preço do bilhete entre Coruche e Lisboa de 2,70 euros, sendo o passe mensal de 119 euros.

A circulação de comboios de passageiros entre Setil e Vendas Novas (70 km) foi interrompida em 2005 devido à fraca procura, tendo a CP substituído a automotora dos anos quarenta que aí tinha por um serviço rodoviário. Como habitualmente, os autocarros acabaram por desaparecer algum tempo depois.
Graças à pressão dos municípios, a empresa volta agora a pôr os comboios nos carris, mas só do Setil a Coruche, numa extensão de 35 km. Na impossibilidade de fazer directos para Lisboa, bastaria realizá-los de Coruche à Azambuja, onde os passageiros poderiam prosseguir viagem para a capital, dispondo de maior oferta. Essa situação, porém, não foi contemplada pela CP, que continua dividida em unidades de negócios estanques: Azambuja é "território" da CP Lisboa e Coruche da CP Regional.

Ligação a Lisboa através da Azambuja facilitaria a vida aos utentes, com mais comboios, mas a CP não a teve em conta.

1 comentário:

  1. começou dia 8 setembro,nem eu acreditava fal ta o resto das promessas da parte eda c.m. cartaxo

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